INTRODUÇÃO
A construção modular vem ganhando cada vez mais espaço no setor imobiliário, oferecendo soluções práticas para quem busca menores prazos de implantação, economia e sustentabilidade. Essa abordagem construtiva consiste na produção de módulos pré-fabricados em um ambiente industrial dotado de recursos técnicos modernos. Os módulos, depois de prontos e verificados com critérios rigorosos na fábrica, são transportados e montados no local de destino. Esse método traz diversas vantagens em relação à construção tradicional, como economia de tempo e custo, personalização dos módulos para atender às necessidades dos clientes e redução do desperdício de materiais.
Iniciada em setores específicos como o comercial, voltado por exemplo para alojamentos em canteiros de obras, expandiu-se para a construção de hotéis, lojas e outras estruturas. Atualmente, a construção modular é utilizada em uma variedade de projetos, incluindo residencias, escolas, hospitais e até mesmo casas flutuantes
Esta evolução é sensível nos últimos tempos e isto é comprovado por estatisticas do mercado de construção civil onde a participação da construção modular mostra crescimento constante. Assim, a personalização dos módulos conforme a sua utilização também segue esta tendência. E, entre os vários sistemas que podem ser utilizados neste aspecto, a instalação de sistemas de automação, segurança e conectividade se torna extremamente necessária.
Na sequencia, mostramos diversas opções, com ótima relação de custo / benefício, que podem ser adotadas. Levando em conta a vantagem de serem instaladas no ambiente fabril, totalmente controlado, o que garante uma operação de qualidade quando estiver em uso pelo cliente final na área de destino dos módulos.